quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Resenha - A Bailarina Fantasma

Autora: Socorro Acioli
Editora: Editora Biruta
Páginas: 184 
Sinopse:
Teatro José de Alencar estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que a casa de espetáculos ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que logo no primeiro dia de reforma viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina que aparecia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele lugar e envolveu-se completamente em uma história de amor, medo e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença diáfana da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante que mudaria a vida de várias pessoas.

Minha Resenha:
Quantas vezes já não olhamos para uma casa antiga ou até mesmo um lugar abandonado e pensamos: Se as paredes falassem, que histórias contariam? Que tipo de pessoas moravam aqui? O que viveram? Que fim tiveram?
Nesse livro, o local em questão é o Teatro José de Alencar, que é tão importante na história que deveria ser visto como o personagem principal. A trama é descrita como vários micro-histórias,  há partes escritas em primeira pessoa e outras em terceira, e com vários personagens sendo os protagonistas da vez, mas ao contrario de deixar o livro confuso, a mudança faz com que o leitor entenda a história ao todo, tornando tudo mais instigante e atiçando a curiosidade.
No livro conhecemos a Anabela, que tem 14 anos e vive com seu pai na casa mais antiga da cidade, a Travessa do Anjo, um lugar calmo e tranquilo. No entanto uma noticia chega e muda a rotina de Anabela, seu pai, um arquiteto especialista em construções dos séculos XIX e XX, conseguiu o emprego dos sonhos e vai restaurar o Teatro José de Alencar, mas antes da reforma começar, ela vai assistir a uma apresentação de Giselle, e é onde tudo muda. 
No meio da apresentação, ela vê uma bailarina dançando de tutu azul que se destacou em meio aos outros tutus brancos e chamou a atenção da garota. É quando ela vai perguntar as outras pessoas quem era aquela bailarina, mas como ninguém além dela tinha visto a bailarina, como o próprio título já sugere, Anabela estava vendo, na verdade, uma bailarina fantasma no teatro.
A bailarina fantasma esperava pela oportunidade de que alguém a visse há muito tempo e deposita todas as suas esperanças em Anabela. A bailarina precisa de ajuda, ela precisa de Anabela. E é quando tudo fica empolgante. A história da Clara, a Bailarina, foi a que mais me encantou, sério, foi de partir o coração! E as memórias que ficaram presentes no Teatro José de Alencar cheias de beleza e emoção, como a primeira escola de dança do local,  as apresentações de piano e balé, os amores impossíveis que aconteceram na época e podem ainda deixar rastros, são muito tocantes e muito bem escritas.
Não há erro! É uma joia rara, um livro muito bom. E além de nos contar uma belíssima história de amor impossíveltambém nos deixa mais inseridos num fato histórico, já que o Teatro José de Alencar é real, e a história da bailarina fantasma também.


                                                           Por Gaby 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar o que achou! Dê sua opinião, sugestões e criticas, mas por favor não use palavrões.
Volte Sempre :D